A Toro Investimentos anunciou a compra das empresas Mobills e Monetus para complementar seu portfólio de serviços. Com a aquisição, a estimativa é adicionar 10 milhões de usuários ao ecossistema de serviços da companhia. A movimentação também vai acelerar a conexão da plataforma com o open banking.

A aquisição de 100% do capital da Monetus e Mobills envolve dinheiro e troca de ações, transformando acionistas de ambas as empresas em sócios da Toro. A operação depende ainda de aprovação dos reguladores.

A Mobills possui vários aplicativos financeiros. O principal deles é o app homônimo, de planejamento financeiro, que conta com 10 milhões de downloads e é o único no segmento com o selo de qualidade “editors choice” do Google e nota 4,6 nas lojas de aplicativos Android e iOS.

O app permite que os clientes estabeleçam quais são seus objetivos financeiros e monitorem de perto as finanças. Com a análise de renda e gastos cada vez mais apoiada na inteligência artificial, o usuário tem acesso a insights importantes para tomada de decisão. A integração dos dados de diversas instituições, em desenvolvimento pela Mobills, está alinhada ao projeto do open banking, que permitirá agregar e automatizar toda a vida financeira do cliente, independentemente da instituição financeira utilizada.

Criada em Belo Horizonte, a Monetus é uma das pioneiras na criação de um app de investimento automatizado baseado em objetivos. Após considerar as necessidades e o perfil de risco do cliente, o app cria, executa e acompanha automaticamente uma estratégia diversificada e personalizada de investimentos.

A Monetus também oferece um serviço de planejamento financeiro pessoal, realizado pela rede de MFPs (Monetus Financial Planners), profissionais independentes que utilizam a tecnologia e metodologia da empresa para atender seus clientes. A estratégia em ações executada pelo aplicativo acumula, segundo comunicado, valorização líquida de 177% desde o início, em 2017, em comparação a uma apreciação de 98% do Ibovespa.

“Mobills e Monetus fortalecem o ecossistema aberto da Toro com milhões de pessoas buscando melhorar suas finanças, ferramentas escaláveis de planejamento financeiro e investimentos baseadas nos objetivos dos clientes e uma rede empreendedora e descentralizada de especialistas. Tudo isso contando ainda com a infra-estrutura tecnológica da Toro e as capacidades do Grupo Santander Brasil para criar uma jornada cada vez mais completa, fluida e integrada. Seremos a primeira corretora com visão integral do cliente, dos gastos até os investimentos, e independente da instituição financeira que utiliza”, avalia Gabriel Kallas, co-fundador e CEO da Toro Investimentos.

“As sinergias para Mobills com Toro e Monetus são muito claras. Juntos, vamos mais longe na missão de transformar a vida financeira dos nossos clientes para melhor e na ambição de nos tornarmos a plataforma de finanças com maior número de clientes em todo o mundo. Tudo isso mantendo a independência e a liberdade de oferecer sempre o melhor para o cliente”, explica Carlos Terceiro, CEO e co-fundador da Mobills.

“Os times e produtos são extremamente complementares. A Mobills dará escala e tecnologia para nosso serviço pessoal de planejamento financeiro, e a Toro ajudará a reduzir as principais fricções do nosso app de investimentos goal based. Juntos estaremos mais preparados que nunca para ajudar milhões de brasileiros a alcançarem a vida financeira que sempre sonharam”, completa Daniel Calonge, CEO e co-fundador da Monetus.

O Santander Brasil adquiriu 60% da Toro, fundindo-a à Pi, plataforma de investimentos do banco com forte atuação em renda fixa e fundos.

Artigos Relacionados

Crédito da foto: Divulgação Toro Investimentos

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.