A tegUP, aceleradora de startups da Tegma Gestão Logística, abriu inscrições para o seu novo ciclo de aceleração e definiu os desafios que servirão de base para selecionar as startups.

Para esta edição, que está com inscrições abertas até 9 de abril, foram selecionados quatro desafios:

  • Gestão de recarga de bateria de veículos: acompanhamento e gestão do fluxo do processo de recarga de baterias dos veículos;
  • Ferramenta para fazer medição de CO2 em todo o fluxo logístico: tracking e oportunidade de melhoria da emissão de CO2 em toda cadeia logística;
  • Gestão de reclamação de sinistro: captação e gerenciamento da documentação de sinistro e interface com todos envolvidos nesse processo;
  • Rastreamento e gestão de veículos em toda a cadeia logística.

As inscrições devem ser feitas no endereço https://acelera.tegup.com/.

Além da inscrição, os interessados devem enviar para o e-mail [email protected] informações complementares quando solicitado: demonstração de resultados (DRE), plano de negócios, contrato social e apresentação com proposição de pitch. Não é cobrada taxa de inscrição.

O Comitê de Seleção irá classificar as startups inscritas de acordo com critérios estabelecidos, incluindo qualificação da equipe, potencial de geração de valor das soluções, potencial de inovação ou transformação, capacidade de entrega/escala e mensuração de risco.

Na etapa seguinte as empresas selecionadas deverão fazer seus pitches para o Comitê de Avaliação, que analisará detalhadamente o material recebido e poderá solicitar esclarecimentos sobre pontos específicos. Caberá a esse Comitê indicar as startups que avançarão no programa.

A terceira etapa será dedicada à conexão e escolha dos finalistas, quando serão organizadas atividades de integração, workshops e mentorias para aprimoramento das soluções, definição e validação do plano de negócio e análise da sinergia com a Tegma. As selecionadas terão acesso ao sponsor do desafio, para construção da proposta de resolução, com detalhamento do custo para a realização do piloto. Nessa etapa também será feita a prova de conceito.

Ao final dessa fase as startups participarão de um pitch de apresentação do resultado do, no qual exporão suas soluções para o sponsor do desafio, executivos da Tegma, e também para parceiros, potenciais clientes, investidores e outros convidados.

Ao final dessa fase as startups participarão de um piloto, no qual apresentarão suas soluções para o sponsor do desafio, executivos da Tegma, e também para parceiros, potenciais clientes, investidores e outros convidados.

“A critério da Tegma, a empresa também poderá realizar investimentos diretos em startups que tenham grande alinhamento com as suas operações”, assinala José Carlos de Souza Filho, coordenador de Inovação da tegUp.

Artigos Relacionados

Crédito da foto: Business photo created by pressfoto – www.freepik.com

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.