Com a covid-19, o processo de transformação digital teve que ser acelerado. Para apoiar as empresas neste processo, o SENAI do Mato Grosso do Sul passou a oferecer soluções para que empresários e gestores possam acompanhar as linhas de produção à distância e até fazer alguns ajustes necessários.

“Na área de manutenção, avançamos para o conceito de gestão de ativos, em que o processo de manutenção realizado através de software e aplicativo, totalmente digital, gera maior confiabilidade no processo e auxilia na tomada de decisão dos gestores. E na área de operação, temos monitoramento e controle do processo produtivo com uma consultoria muito utilizada como o primeiro passo para a transição para a Indústria 4.0. No entanto, nos últimos dois meses estamos vendo a demanda aumentar e acreditamos que essa será uma tendência”, afirmou Thales Saad, gerente do SENAI Empresa no estado.

Um dos programas oferecidos é o Indústria Mais Avançada. Trata-se de uma plataforma de aquisição de dados para acompanhamento da quantidade de produtos produzidos e tempos de parada de máquina, auxiliando as empresas a terem informações dos processos em tempo real sem a necessidade de estarem na produção. Os motivos de parada, perda de qualidade ou mesmo baixa performance devem ser justificados nas ocorrências automaticamente identificadas.

Outro é o Programa SENAI de Manutenção Industrial, um sistema on-line onde é possível gerir os ativos da empresa, acompanhar remotamente as ações e custos de manutenção, despesas de frota e estoque de almoxarife. Com o histórico de manutenção organizado e indicadores específicos sobre os ativos, é possível adotar medidas para prevenir perdas de processo, sejam elas por manutenções corretivas e ou mesmo por falta de itens essenciais ao desempenho da atividade industrial.

Saad reforçou que o mercado deverá exigir operações cada vez mais eficientes. “Ao somarmos às dificuldades impostas hoje pelo coronavírus na questão da logística e encontros presenciais, o retorno para as empresas se torna ainda maior nesse momento”, finalizou.

Com informações da Agência CNI

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Image by PIRO4D from Pixabay

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.