O portal Inovação Aberta e todas as suas plataformas de conteúdo se pautam pelos princípios editoriais abaixo, buscando cumprir o seu propósito de promover a competitividade e a inovação nos negócios e nas carreiras.

1. Independência

O Inovação Aberta é um canal de informação independente. Sua produção editorial não está vinculada a nenhum grupo político e econômico, e sua prioridade é entregar informação de qualidade para o leitor.

2. Jornalismo Profissional

O Inovação Aberta aplica a metodologia de trabalho do jornalismo profissional para apuração dos fatos, curadoria das informações, hierarquização das notícias e foco no interesse do leitor. Todo conteúdo patrocinado é devidamente informado ao leitor.

Ao mesmo tempo, o canal está aberto a experimentações com inovações e tecnologias exponenciais aplicadas à produção de conteúdo, como o jornalismo baseado em dados e o uso de inteligência artificial na produção de notícias.

3. Olhar para o futuro

Entendemos que o fluxo de informação é um mecanismo fundamental para equilibrar as condições de mercado, e que decisões econômicas, como a escolha de uma carreira ou a abertura de uma empresa, são pautadas pela leitura das tendências econômicas, sociais e tecnológicas. Por isso, a produção editorial do canal Inovação Aberta, em todas as suas plataformas, está voltada para o futuro, para ajudar pessoas e empresas na sua tomada de decisão.

4. Conteúdo não especulativo

O Inovação Aberta não usa informações obtidas off the record ou dados obtidos sem o devido embasamento metodológico. Todo conteúdo publicado nas diferentes plataformas é baseado em informações oficiais, públicas ou autorizadas.

Desta forma, procuramos evitar que o conteúdo aqui publicado seja utilizado como ferramenta de especulação financeira, luta política ou outros objetivos não legítimos.

5. Conteúdo não conspiratório

Correntes de opinião baseadas em fake news e teorias da conspiração não têm espaço no Inovação Aberta. A avaliação se um conteúdo é falso ou conspiratório segue os critérios explícitos no item 4 desta política. Ou seja, toda corrente de opinião baseada em informações que não estejam respaldadas em informações oficiais, públicas ou autorizadas será tratada como conteúdo conspiratório.

6. Correção de erros

O canal Inovação Aberta corrige todas informações que tenham sido publicadas de forma errada. Enquadra-se neste critério frases de porta-vozes que tenham sido mal interpretadas ou retiradas de contexto.

O Inovação Aberta não altera informações obtidas de fontes oficiais, públicas ou autorizadas, cuja correção tenha sido confirmada em uma segunda verificação, mesmo que uma das fontes ouvidas para a reportagem discorde dela. 

7. Tipos de conteúdos publicados

O Inovação Aberta publica os seguintes tipos de conteúdos, de acordo com seus princípios editoriais:

Notícias

Textos curtos ou longos sobre fatos relacionados aos temas da inovação, empreendedorismo, tecnologia e transformação digital

Artigos

Publicações de convidados externos do canal com análises de tendências sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e transformação digital. Priorizamos conteúdo exclusivo, mas um artigo não exclusivo com conteúdo relevante pode vir a ser publicado

Web Stories

Versões resumidas em formato stories sobre uma ou mais notícias publicadas no site.

Conteúdo audiovisual

Vídeos e podcasts com conteúdo noticioso ou analítico sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e transformação digital

Conteúdos patrocinados

Todos os formatos acima podem ser produzidos sob encomenda de patrocinadores. Nestes casos, o conteúdo contará com um alerta de patrocínio.

8. Tom de voz

O tom de voz adotado no canal Inovação Aberta e estabelecido nestes princípios editoriais é levemente formal. No audiovisual aceita-se um grau maior de informalidade, humor e ironia. No texto escrito, pode haver apelo a recursos literários ou de storytelling. Em todos os casos, o conteúdo terá sempre o objetivo de educar ou orientar o leitor.

9. Assinatura de textos

Todo conteúdo publicado no Inovação Aberta é assinado pelo seu autor. Conteúdos de agência de notícias são assinados pela agência ou por Redação, com referência à agência ao final do texto. Press releases passam por edição, ainda que pontual, para adequação do tom de voz.

Em caso de dúvidas sobre esta política editorial, escreva para pauta@inovacao-aberta.com.

Crédito da foto: Imagem de Werner Moser por Pixabay