O Nubank anunciou na ultima sexta-feira a aquisição da Plataformatec, uma consultoria de engenharia e desenvolvimento em metodologias ágeis. Trata-se da primeira aquisição da fintech, e foi uma operação chamada de acqui-hiring, ou seja, a aquisição foi um meio de contratar a equipe da consultoria.

Na nota publicada no seu blog, o Nubank diz que “o time de agilistas da PlataformaTec vai poder trazer seu domínio sobre a estruturação de processos para aumentar a qualidade e velocidade das nossas entregas. Além disso, os times de engenharia de software, que já possuem experiência em linguagem funcional, trazem uma abordagem moderna e eficiente de programação que já é usada no Nubank”.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, diz que a Plataformatec já prestava consultoria à empresa “há algum tempo, com um nível muito bom de talentos”.

A operação faz parte do esforço de fortalecimento do time de engenharia do Nubank. Ainda de acordo com a nota publicada em seu blog, “em 2019, cerca de 300 novos engenheiros e engenheiras de software passaram a integrar o Nubank e a expectativa é continuarmos contratando.” O Nubank tem várias vagas abertas, como UX Writer, Data Scientist e Engenheiro de Software Mobile, em São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.

Como fica a Plataformatec com a aquisição pelo Nubank

A Plataformatec é autora de contribuições para a linguagem de programação Ruby on Rails, e três de seus profissionais fazem parte do Rails Core Team. A contribuição mais conhecida é o Devise, solução flexível de autenticação para Rails. Ela também é criadora da sua própria linguagem de programação, o Elixir.

Em seu blog, a Plataformatec informa que esses projetos foram tocados por indivíduos que contribuem com a comunidade de programação, e por isso devem permanecer como estão hoje. No caso do Elixir, o seu criador José Valim está transferindo todos os assets da linguagem para o Elixir Core Team.

Leia também: Lime anuncia saída do Brasil para buscar breakeven

Crédito da foto: Divulgação Nubank

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.