O investimento em publicidade nos marketplaces brasileiros pode crescer 550% até 2023, e atingir R$ 2,56 bilhões. É o que aponta um estudo realizado pela Enext, empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais.

A Enext estima que em 2020 foram investidos R$ 400 milhões em ações de marketing neste canal, o que mostra o elevado potencial desta modalidade de mídia. Se as expectativas forem atingidas, o estudo indica que o montante investido representará mais de 10% dos gastos com marketing digital das empresas, e cerca de 60% das vendas no varejo serão influenciadas de alguma maneira pelos marketplaces digitais. 

A a demanda aquecida por estratégias de publicidade nos marketplaces foi identificada pela Enext já em 2020. Com isso, foi possível traçar estratégias que levaram seus clientes a crescerem mais 350% acima do mercado, que apresentou crescimento de 122% em 2020, de acordo com o indicador de ecommerce da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust.

“Sabemos que esse aumento vem de acordo com o interesse das marcas em anunciar produtos na plataforma. Apenas em 2020 desenvolvemos diversas campanhas, entre elas para a Colgate, Bauducco, BMW, Jequiti, Stanley Black & Decker, entre outras”, comenta Gabriel Lima, CEO da Enext.

Ainda segundo o executivo, essa é uma tendência que as marcas precisam adotar daqui para frente como estratégia de vendas. Alguns exemplos internacionais apontados pela Enext são a Amazon Ads que já é a terceira maior mídia digital dos USA, com participação de 9% do investimento total em marketing digital no último ano, e o Alibaba que é a maior mídia digital da China, ambos marketplaces.

“Essa prática tende a impulsionar ainda mais as vendas. É bom tanto para os sellers, que buscam visibilidade para os seus produtos, quanto para para o próprio marketplace”, avalia.

Também como resposta à identificação desta tendência, a Enext também lançou, há um ano, o Centro de Excelência em Marketplace (CEM). A capacitação técnica para o desenvolvimento do Centro foi realizada na Amazon Center of Excellence (ACE) da WPP, em Seattle, sede da Amazon nos Estados Unidos. 

“Nossa proposta é ajudar as marcas a entender como ganhar mais relevância nos marketplaces e operacionalizar as suas vendas”, comenta Lima. “Existe muito espaço para as marcas aumentarem sua visibilidade nos marketplaces. Aquelas que investirem de imediato têm mais chances de aproveitar esse crescimento e se promover com a nova solução de branding” finaliza.

Artigos Relacionados

Crédito da foto: Divulgação Enext

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.