O Magalu (Magazine Luiza) anunciou a aquisição da VipCommerce, plataforma de SaaS (Software as a Service) voltada ao e-commerce do varejo alimentar, como supermercados. O valor da operação não foi divulgado.

De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, “a aquisição da VipCommerce permitirá que milhares de supermercados juntem forças com o Magalu”. A empresa declarou que 40% dos itens vendidos por meio de seu e-commerce já são da categoria de mercado.

O comunicado informa também que a VipCommerce oferece tecnologia para mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas distribuídas em 18 estados. A plataforma possui mais de 300 mil itens diferentes em catálogo e processa atualmente cerca de R$ 250 milhões em vendas anualizadas, com crescimento de mais de 10 vezes em relação ao mesmo período de 2019.

Do ponto de vista da estratégia de digitalização do Magalu, com a aquisição ele”poderá oferecer sua tecnologia a milhares de supermercados, bem como outros serviços como o Magalu Pagamentos e o Magalu Entregas, avançando ainda mais no caminho de se tornar o sistema operacional para o varejo brasileiro”.

No final de 2020 o Magalu anunciou uma reestruturação voltada a oferecer uma experiência mais integrada entre varejo online e offline. Na época, a empresa declarou ao mercado que “quer se tornar o ecossistema que irá digitalizar o varejo brasileiro por meio de um marketplace multicanal”.

O avanço sobre supermercados é uma das frentes de diversificação do varejo digital brasileiro. A B2W se inseriu nesta frente por meio da aquisição da Supermercado Now, em janeiro de 2020. O Uber também entrou neste segmento, após a aquisição da Cornerstore.

Artigos Relacionados

Crédito da foto: Imagem de Jeremy Smith por Pixabay

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.