Com o tema “Cidades Inteligentes”, será realizado do dia 23 a 25 de outubro o HackNit, hackathon com objetivo de criar soluções tecnológicas para atender às necessidades da cidade de Niterói. Realizado pela Prefeitura de Niterói conta com o apoio do Serpro, empresa de TI do governo federal, ele tem como desafio principal o questionamento: “o que uma cidade precisa ter para ser inteligente?”. 

Os eixos escolhidos para este ano são: 

  • Niterói organizada e segura – infraestrutura, mobilidade, segurança e resiliência;
  • Niterói escolarizada e inovadora – qualidade no ensino e estímulo ao ambiente inovador e criativo;
  • Niterói saudável – saúde pública, universalização no tratamento de esgoto, água e resíduos sólidos;
  • desenvolvimento socioeconômico no pós Covid-19 em Niterói – medidas de estímulo ao emprego e geração de renda. 

Equipes de 3 a 5 participantes formadas por desenvolvedores, designers, gestores públicos, proprietários de startups, empreendedores ou universitários poderão ganhar premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Os participantes terão a mentoria do Serpro para apoiar as equipes, dando suporte e transmitindo conhecimentos virtualmente.

O HackNit ocorrerá de forma remota por meio do portal desenvolvido pelos organizadores do evento. Uma das novidades deste ano, é a realização de atividades que irão gerar pontos às equipes em um desafio de gamificação para estimular o engajamento dos participantes e dar prêmios à equipe mais engajada. Para conferir mais informações sobre a gamificação e a programação do HackNit, basta acessar o site do evento.

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Image by Jose Guertzenstein from Pixabay

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.