A capital de Santa Catarina, Florianópolis, foi reconhecida pela Endeavor a cidade mais inovadora do Brasil, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2020. Ela fez a maior pontuação neste quesito, seguida por Caxias do Sul (RS), Campinas (SP) e Joinville (SC).

O quesito de inovação do ICE considera indicadores como o número de mestres e doutores na cidade, pessoas que trabalham em ciência e tecnologia, investimentos realizados pelo BNDES e Finep, número de patentes e número de empresas de tecnologia da informação sediadas na cidade.

O relatório da Endeavor destacou a forte presença de cidades da região sul entre as melhor pontuadas no quesito inovação. Entre as dez primeiras estão também, além de Florianópolis, Caxias do Sul e Joinville, as cidades de Curiba e Porto Alegre.

Duas das três cidades mais empreendedoras da Endeavor são paulistas

O ranking geral das cidades mais empreendedoras é liderado por São Paulo e Osasco, ambas da região metropolitana da capital paulista. Entre elas está também Florianópolis, que abriga um dos ecossistemas mais dinâmicos do país.

São Paulo lidera os rankings de infraestrutura, que considera indicadores como decolagens de aeroportos e qualidade da internet, e acesso a capital. Florianópolis, além do ranking de inovação, lidera o de capital humano, seguido por Vitória.

O relatório do ICE da Endeavor destaca a importância de políticas públicas municipais, em um ano no qual prefeitos estão começando seus mandatos, para fomentar o empreendedorismo. “A administração pública municipal tem a seu favor a proximidade com o cidadão e o poder de resolver alguns dos problemas que afetam o empreendedorismo no curto prazo”, afirma a apresentação do relatório.

O material esta disponível na íntegra no site do ICE 2020, da Endeavor. O levantamento foi realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, subordinada ao Ministério da Economia.

Artigos relacionados

Crédito da foto: Imagem de Henrique Trilha por Pixabay

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.