Estamos vivendo um boom da Inovação Aberta no Brasil – e a existência deste site é um sintoma disto. E nesta jornada de evolução surgiram boas práticas e princípios que resultaram na norma de gestão da inovação da ISO, a norma ISO 56.002/2019. Vamos conhecer mais esta norma.

Quem nos explica a norma de gestão da inovação é Alexandre Pierro, que participou da sua elaboração. Alexandre é sócio fundador da consultoria Palas, e nos conta como a norma ISO 56.002 nasceu, a partir de reflexões no Comitê de Inovação da ISO desde 2008, e o processo de construção da norma de 2013 a 2019.

Indo para a prática, Alexandre explica como uma empresa pode começar a implantar a governança de inovação no seu negócio. Partindo da norma, ele propõe que o primeiro passo é entender a organização e o que faz sentido de inovação dentro de sua estratégia.

Quando se vive um boom, há sempre o hype, aquilo que é modismo, e aquilo que sobrevive ao tempo. Como quem está começando a implementar a governança de inovação consegue diferenciar uma da outra? De novo, o caminho proposto é analisar a inovação dentro do contexto da organização.

E como medir resultado da gestão da inovação? No podcast Alexandre cita vários caminhis para medir o impacto das inovações desenvolvidas no resultado da empresa, seja em receita nova, seja em redução de custos ou ganhos de produtividade.

Esta é uma primeira introdução à norma. Você que está começando a implantar uma governança de inovação na sua empresa, ou está começando a direcionar sua carreira neste sentido, vale a pena se aprofundar, adquirir manuais, fazer cursos sobre o tema, enfim. 

Continue seguindo a gente, entre no nosso grupo do Discord (https://discord.gg/gr653uU) e acompanhe as últimas notícias sobre inovação, transformação digital, tecnologia e empreendedorismo.

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Image by Joseph Mucira from Pixabay

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.