O 5G está chegando ao Brasil,e promete impactar a produtividade de diversos setores da economia, inclusive no agronegócio. Quer entender? Escuta o programa de hoje.

No programa de hoje falamos com Paulo Bernardocki, diretor de redes da Ericsson. Paulo explica como o 5G e até mesmo o atual 4G estão impactando a produtividade no campo. O principal motor de mudança, para ele, é a Internet das Coisas, que deu às operadoras de telecom um novo modelo de negócio, menos dependente da densidade populacional para remunerar o investimento.

A chave de tudo é mesmo a IoT. Hoje a coleta de dados no campo é realizada offline, e já na conexão 4G é possível otimizar a coleta de dados em campo para serem processados, por exemplo, por algoritmos de inteligência artificial ou machine learning.

O agricultor brasileiro é um empreendedor bastante digital, apesar dos desafios de conectividade. Nós falamos sobre isso no podcast com a Bayer, que foi ao ar em julho deste ano. Mas aqui, nesta conversa, perguntamos ao Paulo sobre como é a interlocução da Ericsson com esse empreendedor. E em resumo, o que ele nos diz é que até hoje não houve necessidade de solução apresentada pelo agricultor que a tecnologia disponível não pudesse resolver. 

Você que está nos ouvindo, fique atento ao nosso servidor do Discord (https://discord.gg/gr653uU) para receber em primeira mão as notícias sobre a chegada do 5G e as tecnologias exponenciais que estão transformando a economia.

Você conhece o Orelo? Se ainda não conhece, clique no link http://bit.ly/OreloEInovacaoAberta e faça sua assinatura, esta é a única plataforma de podcasts no Brasil que remunera o criador de conteúdo. Com o cupom ORELO@INOVACAOABERTA você ganha um mês de assinatura grátis, para conhecer a plataforma.

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Wine photo created by standret – www.freepik.com

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.