
O banQi, fintech da Via Varejo, anunciou nesta sexta-feira que obteve a licença do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto. Esta licença permite que a empresa possa operar com empréstimos, financiamentos e aquisição de direitos creditórios por meio de plataforma eletrônica.
De acordo com o comunicado da Via Varejo ao mercado, a licença abarca a BanQi, o crediário das redes Casas Bahia e Ponto Frio, os cartões de crédito das redes, linha crédito pessoal e a operação da subadquirente de cartões Rede Celer.
O objetivo é oferecer uma experiência omnichannel de crédito para os clientes da Via Varejo, abarcando tanto a fintech quanto as lojas e o e-commerce das redes. De acordo com o comunicado, a licença “resultará em maior inclusão financeira e acesso a crédito a milhares de brasileiros, representando uma verdadeira quebra de paradigma no varejo”.
A empresa também pretende utilizar o crédito como “alavanca para fidelização dos parceiros marketplace da Via, por meio da ampliação da oferta de serviços, incluindo: repasses dos valores na conta de pagamento dos tomadores, conta domicílio para recebíveis de cartões transacionados, financiamento para capital de giro, serviços de cobrança em geral e emissão de boletos de cobrança diversos”.
A banQi foi adquirida pela Via Varejo em 2019, e sua aquisição foi concluída em 2020. Esta foi a primeira operação em seu esforço de digitalização, que envolveu uma virada para o e-commerce no começo de 2020 e com o investimento no Distrito.