O Banco Central aprovou as regras do Ciclo 1 do seu sandbox regulatório. As inscrições para os interessados estarão abertas de 22 de fevereiro a 19 de março de 2021.

De acordo com a Resolução BC 50/2020, Dez a quinze projetos serão selecionados pelo Banco Central. A seleção dos escolhidos acontecerá entre 22 de março e 25 de junho, podendo ser prorrogado por até 90 dias, caso o número de inscritos seja igual ou superior ao dobro do número de vagas.

O Ciclo 1 terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As atividades terão início cinco dias úteis após a publicação do resultado.

As propostas para o sandbox regulatório devem abranger os seguintes temas:

  • soluções para o mercado de câmbio;
  • fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito;
  • fomento ao crédito para microempreendedores e empresas de pequeno porte; – soluções para o Open Banking;
  • soluções para o Pix;
  • soluções para mercado de crédito rural;
  • soluções para o aumento da competição no Sistema Financeiro Nacional e no Sistema de Pagamentos Brasileiro;
  • soluções financeiras e de pagamento com potenciais efeitos de estímulo à inclusão financeira;
  • fomento a finanças sustentáveis.

De acordo com o comunicado do Banco Central, aspectos como grau de maturidade, inovação, magnitude dos riscos e capacidade técnico-operacional das entidades desenvolvedoras dos projetos também serão analisados. Também será exigida a adequação estrita das regras de prevenção à lavagem de dinheiro e de combate ao financiamento do terrorismo e ao cumprimento às normas do Banco sobre o atendimento de reclamações realizadas por clientes e usuários, entre outros aspectos.

O sandbox regulatório é um ambiente em que entidades são autorizadas pelo Banco Central para testar, por período determinado, projetos inovadores na área financeira ou de pagamento, observando um conjunto específico de disposições que amparam a realização controlada e delimitada de suas atividades.

A CVM e a Susep também abriram os seus respectivos sandbox regulatórios.

Leia as últimas notícias no Inovação Aberta

Crédito da foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva é jornalista e empreendedor. Graduado em Jornalismo pela ECA USP e mestre em Integração da América latina pelo PROLAM USP.