Para manter a empresa competitiva no mercado nos próximos anos, 86% dos executivos brasileiros pretende investir em inovação e 12% consideram essa possibilidade. É o que aponta um estudo da Grant Thornton especialmente para o Brasil, a fim de identificar quais os cenários possíveis para a retomada plena das atividades de trabalho em diversos setores. Esse recorte faz parte da pesquisa global IBR que entrevistou cerca de 5 mil empresários em 32 países, para analisar o otimismo e as expectativas com relação à economia global para os próximos 12 meses.
Entre as opções para investir em inovação, aliá-la ao plano estratégico de negócios foi a que obteve o maior índice de respostas, com 63%, seguida pela implantação de um modelo de gerenciamento ágil, com 47%, e promoção de mudanças na cultura e na mentalidade da organização, com 43%.
Com relação ao posicionamento das empresas no mercado, 42% dos executivos brasileiros afirmaram – em questão de múltipla escolha – que planejam ter acesso a capital para crescer via instituição financeira, mesmo índice (42%) apontado na opção seguir com os investimentos. Para 39% dos entrevistados, os recursos virão de capital próprio, e 11% apostam em IPO.
Para 40% dos empresários, a busca por maior competitividade será feita por meio de investimentos em aquisições e parceria com startups, enquanto 31% optaram por motivar o intraempreendedorismo, e, finalmente, 27% disseram que investirão em diagnóstico e avaliação.
João Rafael Araújo, sócio líder de Transações da Grant Thornton Brasil, considera que o empresário brasileiro está entre os mais atentos às novas exigências de mercado, que virão com a retomada econômica pós-pandemia. “Os investimentos em inovação e crescimento das empresas são a única forma de se manterem competitivos em um cenário no qual a concorrência será cada vez mais acirrada, tanto pela entrada de novos players quanto pela nova forma de se fazer negócios, que vem amadurecendo ao longo da pandemia. Isto vale para qualquer setor de atuação”, afirma.
Artigos Relacionados
Crédito da foto: Business photo created by jcomp – www.freepik.com